sábado, 23 de julho de 2011

Golden Sun

Plataforma: Game Boy Advance
Produtora: Nintendo/CAMELOT
Lançamento: 2001
Multiplayer: Não, apenas 1 jogadores.

Em 2001 a Nintendo lançava em parceria com a Camelot um dos jogos que seriam um marco para o portátil recém lançado Game Boy Advance. Foi um dos mais belos jogos lançados para o portátil, e segua uma história muito bem elaborada pelos produtores. Ouso dizer, que Golden Sun é uma mistura de The Legend of Zelda com Final Fantasy e um toque de King of Dragon (SNES). Não dá pra dar errado, né?

A história do sucesso
Depois de um trágico acidente em sua vila, Isaac e seus amigos partem rumo a um destino desconhecido, com o desejo ambicioso de aprender mais sobre o uso da aquimia, acabam violando o templo da vila, onde encontravam-se as 4 pedras de poder. Aquele que tiver em suas mãos o poder das pedras, poderá dominar o mundo, com o poder máximo da alquimia. E é daí que a aventura se inicia, com muitas reviravoltas e surpresas.

A jogabilidade e a trilha sonora
A jogabilidade do jogo é praticamente a mesma de Final Fantasy e Dragon Quest, mas possui um grande "quê" de The Legend of Zelda, com traçado elegante como é o gráfico da série. A trilha sonora merece ser destacada também por suas músicas calmas em vilas onde não há presença de perigo, mas que facilmente se transforma em uma música mais pesada, com um clima bem sinistro. De fato, ela lembra muito as músicas de King of Dragon.

Desafios e muito blá-blá-blá
O jogo possui uma boa dose de desafio, como todos os RPGs, e você se pretende jogá-lo, saiba que a estratégia e os 'puzzles' envolvem muita, mas muita habilidade. Não é que o jogo seja dificil, mas sim desafiador; talvez seja um dos maiores desafios que você encontrará (a menos que queira testar suas habilidades em série Megaman Zero, que falaremos no futuro).

A maior (e talvez unica) critica que Golden Sun tenha recebido seja excesso de dialogos considerados inúteis. E é bom se preparar para bastante mal humores quando um personagem começar a tagarelar.

O gráfico
Talvez, em todos os inúmeros lançamentos de Game Boy Advance só haja um jogo que se iguala a ele em questões gráficas, e é a sua própria continuação, (Golden Sun 2: Lost Ages) que é tão belo e bem desenhado quanto o primeiro título, e em certos momentos fará com que você os compare com o gráfico do PlayStation 2.

Prós: Jogabilidade, trilha sonora, e ótimos gráficos. Talvez, seja o melhor gráfico que você vai encontrar em mais de 2500 lançados para o portátil da Nintendo!

Contras: O massante diálogo, que vai irritar muito acaba com a franquia, além da dificuldade um pouco elevada que pode afastar alguns jogadores iniciantes do RPG.

Considerações finais: Talvez, Golden Sun seja tão gratificante como sua nova  versão para Nintendo DS (Golden Sun: Dark Dawn), e com toda a certeza eu posso dizer: não fossem os dialogos irritantemente grandes, Golden Sun seria o melhor jogo de GBA, e quem sabe o melhor jogo de sua geração. 

Gráficos: 10    Som: 9.5    Jogabilidade: 10    Replay*: 8.5    Diversão: 9.5   NOTA FINAL: 9.5

*raplay: pra quem não sabe, nas revistas de games do brasil, replay significa a vontade de jogar novamente; se o game enjoa de cara ou se é viciante.

- Equipe American Gamer ADV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO:
Os comentários são moderados. A equipe do blog American Gamer se reserva no total direito de fazer as alterações necessárias em caso de palavreado de baixo calão, e ofensas particulares. Comentários julgados inúteis, ou de informação duvidosa serão ignorados.

Para seu comentário seja aceito, você deve:
1) Respeitar possíveis pessoas que possam já ter comentado no post que tenham ideias diferentes das suas;

2) Ser coerente, expressar ideias que façam sentido;

3) Tenha certeza do que está dizendo antes de comentar, sendo que informações inúteis podem não ser aprovadas;

4) Comentários com span, vírus ou semelhantes serão desaprovados.

Fora isso, seu comentário é bem vindo! Agradecemos desde já;

- Equipe American Gamer ADV